domingo, 23 de maio de 2010

Anatomia de um Tubeeno


Todo mundo que ama cachorros e que são donos de cachorros já tiveram um que se lembram com saudades: uma Sheeha, uma Gabi, um Dani, uma Sasá-Menina, uma Teca, um Titã... Mas eu vim mostrar a vocês a anatomia do cão especial que iluminou a minha família por 9 anos: a Menina!
A Menina veio para a nossa casa como presente de aniversário da Juca. Ela era tão pequena! *-* Era preta com as patinhas da frente brancas! Pareciam luvinhas! *0* Era a vira-lata mais pura que já vi na vida! Desde filhote sempre foi bagunceira! Mastigava tudo por aí e sempre vinha correndo quando alguém chegava. Depois que cresceu mais um pouco, os pelos pretos que ela tinha, ficaram cinzentos e depois das luvinhas, suas patinhas ficaram amareladas. Mas um dia, ela fugiu. Achamos que não mais veríamos a brincalhona Menina de novo... Mas por sorte, a nossa cadelinha foi encontrada por uma professora da Juca que cuidou dela depois de ela ser atropelada. Quando ela foi devolvida a nós, ela já estava saudável, mas nem andava direito, ela se arrastava por vezes. Mas ela sarou! E voltou a ser brincalhona e bagunceira novamente e a mastigar tudo que era fio de máquina, ferro de passar, sandália da Iara, chinelo e brinquedos meus... Um dia, estávamos na sala conversando sobre minha tia ter quebrado a perna e posto Pino. Toda vez que alguém falava "pino", ela se chacoalhava inteirinha. A partir daí, tudo que chamávamos ela com terminações em "ino" e "ina", ela atendia, foi aí que surgiu o "nome" Tubeeno (lê-se Tubino). Tubeeno aprendeu brincar com bolinhas de tênis; era o esporte favorito dela, além de caçar gato e ficar cutucando o sapo com o nariz só prá ele pular! Ela era incrívelmente dinâmica! Tubeeno também tinha vários substantivos-ajetivos quando se trabava do corpinho dela: Pé de Tangerina (por que termina em ina), Rabo de Camarão (por que o rabinho dela era curvado), Mão de Maria-Preta (por que ela pisava nas marias-pretas caídas do quintal e ficava com as luvinhas roxas), Zóinho de Castanha (por que o olhinho dela era pequeno e cor de castanha) e Nariz de Jaboticaba (por que era preto e bem redondinho). Diziamos também que ela era do "time do quiabo", por conseguir escapar das mãos da gente quando se tratava de banho ou de bagunça. Tubeeno teve um ataque cardíaco em setembro de 2006, quando a Juca e eu chegamos do mercado, Peeto Maluco veio nos avisar que algos estava errado. Quando a seguimos, achamos Tubeeno deitada no minhoqueiro sem se mover. Levamos ela para o veterinário e a internemos. Ela ficou lá por uma semana e não houve muitas melhores. Ela estava inchada e com os olhinhos opacos, mas mesmo assim ainda brincava e "conversava" conosco. Ela tinha que comer comidas enlatadas que tem molho de carne por que ela não mastigava direito. Ela ficou conosco mais dois meses. Na semana do natal ela começou a piorar e no dia 23 de dezembro, depois que a Juca foi ao mercado, eu a encontrei morta. Falei com a minha mãe e ela avisou ao meu pai e enterramos Tubeeno no quintal de casa. Todos ficamos muito tristes, mas lembramos felizes e saudosos de quando essa criaturinha maravilhosa estava conosco brincando, pulando e mastigando tudo. As vezes eu ainda sonho com ela e tenho a impressão de senti-la comigo e isso me deixa feliz por saber que ela está bem! Essa foi a anatomia de um Tubeeno, o Cão Supremo. Análise completa.

2 comentários:

  1. Tubeeno... me faz lembrar da minha amada... tão amada Frida...
    Acompanhou a gente por, se não me engano, 12 anos...
    Foi tão difícil quando ela, por uma doença que ataca o nervos, algo assim... e ela começou a parar de andar e só ficava deitadinha, me olhando tão tristinha... mas ainda abanava o rabinho com muita dificuldade.

    São seres únicos em nossas vidas. E só quem tem ou teve, sabe do que estamos falando.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, churei!!!
    Não sei onde li certa vez, mas dizia que só quem teve/tem um cachorro sabe o que é ser amado. E eu concordo.
    Só quem tem/teve um bicho desse na vida sabe o quanto essas criaturas são maravilhosas!!! A Sasá-Menina balançou seu rabão pra nós até seu último suspiro...
    E o Freudinho, então? Que alegria é vê-lo correndo, pulando todos os degraus da escada de uma vez só para nos receber mesmo que tenhamos saído por poucos minutos!!
    Esses anjos de quatro patas são, sem dúvidas, um presente dos Deuses para deixar nossas vidas mais bonitas!!!

    ResponderExcluir