quinta-feira, 8 de julho de 2010

Anatomia de um Leitor Compulsivo


Os Leitores Compulsivos são uma espécie quase ameaçada de extinção hoje em dia. Pessoas que gostam de ler não são difíceis de serem encontradas; mas aí reside a diferença: Elas apenas gostam de ler, não são compulsivas.
Um Leitor Compulsivo clássico não consegue ficar sossegado enquanto não tem algo que o interesse nas mãos prá ler: Revista, livro, gibi, mangá, artigo, blog, monografia ou o que quer que seja. Um Leitor comum, aprecia uma boa leitura e lê coisas que são obrigados a ler. Os Leitores Compulsivos já, preferem ler qualquer coisa: quando estão lendo um livro de seu interesse e é obrigado a ler outra coisa, não abandona a primeira leitura, mas concilia as duas, para que leia mais do que é necessário, mas sem deixar de lado o que já havia começado. Os Leitores Compulsivos sempre trasem consigo um material de leitura, e quando se surpreendem sem nada prá ler, ficam ligeiramente incomodados, como se faltassse algo, como se uma parte de si estivesse vazia.
São fantásticas os debates entre Leitores Compulsivos: Como sempre estão buscando novas fontes de informação sem descanso, acabam por conhecer autores mais alternativos ou algum tipo de filósofo da modernidade que tem idéias que podem realmente ser úteis para alguma coisa, não um Socialismo Utópico que sabemos que nunca poderia existir (Sem ofenças, Marx), sempre acaba havendo uma discução acalorada sobre opiniões, formas de interpretações distintas, falam sobre seus trechos favoritos e sempre há mais indicações sobre mais livros e matariais de pesquisa com assuntos próximos àquele do debate. Os Leitores Compulsivos geralmente são portadores de informações: sua ânsia de passar o que aprendeu é tanta, que muitas pessoas os consideram incômodos, o que é uma pena, pois quando eles tem chance, não medem esforço para ensinar o quer que seja a quem quer que seja. Essa foi a Anatomia do Leitor Compulsivo. Análise Completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário