quinta-feira, 8 de julho de 2010

Anatomia do Choro


Essa anatomia será escrita de forma diferente: Ao invés de eu analisar o choro como um todo, vou mostrar a vocês motivos por que já chorei em minha vida. Não será uma analise tão longa quanto a anterior, mas será bem precisa. Lá vai:

Já chorei por queda de árvore;
Já chorei por causa se uma tampa de dedão arrancada;
Já chorei por um joelho ralado;
Já chorei por que não queria ficar na pré-escola;
Já chorei quando me chamaram de chorona lá;
Já chorei assistindo a abertura de "A Pedra dos Sonhos";
Chorei quando perdi meu Tio Roque;
Chorei pela morte de Chico Science;
Já chorei por que pensei, quando criança, que ninguém gostava de mim;
Já chorei assistindo "Animais do Bosque dos Vinténs";
Já chorei ao ouvir uma estória;
Já chorei ouvindo "Couro de Boi";
Chorei quando perdi meu Vô Expedito;
Chorei pela morte do Grande Poeta Renato Russo;
Já chorei quando vi um cachorro vira-latas morrer atropelado;
Chorei quando presenciei uma vaca quase morrer atolada no brejo;
Já chorei por cíume;
Já chorei por que achei que minha Mãe gostava menos de mim que de outras pessoas;
Já chorei quando me disseram que eu não podia brincar por que era feia;
Já chorei ouvindo múscias instrumentais;
Já chorei ouvindo músicas com letras carregadas de significado;
Já chorei vendo filmes;
Já chorei por que não pude comer carne e salada;
Chorei quando minhas duas avós partiram da Vida Terrena;
Já chorei por me sentir culpada por algo que não fiz;
Chorei (mais de uma vez) por alguém que não valia a pena;
Chorei por um relacionamento que jamais daria certo;
Chorei quando pensei que estivesse sozinha;
Chorei quando vi que tinha meus amigos e minha família sempre do meu lado;
Chorei quando fiz coisas erradas, sabendo que eram erradas;
Já chorei de raiva;
Chorei quando achei o Tubeeno morta;
Já chorei compartilhando a dor dos meus amigos;
Já chorei por nada;
Já chorei de alegria;
Chorei quando meu Zébideu abanou o rabo pela última vez e parou de respirar;
Já chorei por ganhar uma flor e um abraço;
Já chorei por perceber que sou feliz;
Já chorei por estar longe das pessoas que eu amo;
Já chorei por querer fugir de tudo;
Já chorei de vontade de partir;
Chorei por que queria ficar;
E sei que ainda vou chorar por mais um milhão de motivos variados, mas a Vida é assim mesmo e seguimos aprendendo com erros e acertos. Essa foi a Anatomia do Choro. Análise completa.

3 comentários:

  1. Se eu fosse escrever algum texto como o seu seria gigantesco, visto que sou uma grande chorona!!! E você sabe muito bem disso, já que tantas e tantas e tantas vezes esteve do meu lado, me afagando com sua pequenina mão enquanto compartilhávamos um Doritos!!
    Jamais esquecerei aquela madrugada insone na sua casa, que eu chorava silenciosamente para não incomodar ninguém... Você apenas estendeu a mão e me afagou, não disse nada, mas entendi que ali estava alguém em quem eu poderia confiar minha alma.
    Lágrimas são preciosas e eu me sinto privilegiada por ter compartilhado do seu pranto, porque sei que isso é para poucos. É uma honra.

    ResponderExcluir
  2. Vou deixar a Viviane Mosé falar por mim:

    "Pessoas às vezes adoecem de gostar de palavra presa

    Palavra boa é palavra líquida
    Escorrendo em estado de lágrima

    Lágrima é dor derretida
    Dor endurecida é tumor
    Lágrima é alegria derretida
    Alegria endurecida é tumor
    Lágrima é raiva derretida
    Raiva endurecida é tumor
    Lágrima é pessoa derretida
    Pessoa endurecida é tumor
    Tempo endurecido é tumor
    Tempo derretido é poema"

    ResponderExcluir